O Agrupamento de Danças e Cantares da Póvoa da Isenta foi fundado em 30 de Setembro de 1983, e tem desde essa data apresentado vários espetáculos por todo o País, donde se salientam os aspetos etnográficos e as danças e cantares das Gentes Ribatejanas.
A Póvoa da Isenta é uma Freguesia Rural do Concelho de Santarém, predominando entre ela a cultura de cereais e olivais, com pequenas áreas de vinhas e zonas hortícolas. Possui uma organização de recolha de trajes e danças, utensílios de trabalho e costumes, que tem trabalho para a boa divulgação cultural da região que representa.
Dos seus trajes fazem parte os domingueiros, de noivado e de trabalho, sendo alguns deles representativos de há 130 anos atrás. Em conjunto com os trajes de trabalho apresentam-se os utensílios ao tempo utilizados na faina da ceifa, da debulha, na apanha da azeitona e os utilizados pelo pastor, pelo boieiro e pelo eguariço.
Salientam-se do seu reportório de danças, os bailaricos, o verde-gaio, fadinhos, fandango, valsas, viras e corridinhos, entre outras, que remontam também a datas bastante antigas.
Acordeões, harmónio, viola, ferrinhos, cana rachada, bilha e réco-réco, compõem a sua tocata, acompanhado por duas cantadeiras.
Este Grupo tem percorrido Portugal de Norte a Sul, participando em Festivais Nacionais e internacionais de Folclore, tendo já atuado além-fronteiras, nomeadamente em Espanha, França e Itália.
Atualmente este Grupo Folclórico leva a efeito várias atividades de carácter cultural, onde se salienta o seu Festival de Folclore em que participaram até á presente data Grupos de grande representação Portuguesa e estrangeira.