CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS COLECTIVIDADES DE CULTURA, RECREIO E DESPORTO

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CULTURAL E SOCIAL DA QUINTA DO CONDE - MGOOS

Sobre Nós
  
Fundação:
Dentro deste espírito empreendedor, surge o Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2, uma das mais antigas associações da Quinta do Conde e a primeira assumidamente de “bairro”, como denominação indica.
A decisão de criar o Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2, foi tomada a 10 de Março de 1979. O grupo de frequentadores do “Café Convívio 78”, situado no lote 1939, Conde 2, agendou para aquele data um encontro de confraternização que começava com um jogo de futebol e terminava com um almoço. À hora marcada, numa camioneta do “Vítor da Fruta”, os convivas partiram em direcção ao Marco do Grilo para jogar no “Campo da Nato”, pedido antecipado para o efeito. Seguiu-se o almoço, no restaurante do “Lameiras” existente no lote 3216, Conde 3 (posteriormente conhecido por “Restaurante 12 km”). E foi durante o almoço que surgiu a proposta de fundar um clube, proposta unanimemente aceite, tendo de entre os presentes sido consertados uma comissão com: João José Favinha Doidinho, António Barradas Falardo, Vítor Manuel Silva, Manuel António Moiteira, João Gomes e Joaquim António Prates. Esta comissão tinha como objectivo a criação duma associação a que deu inicialmente a descrição do Grupo Desportivo do Conde 2. Além dos já citados, participou na fundação do Clube, entre outros: Manuel Lucas, Dário Silva, João Caeiro, António Levita, António Carreta , Manuel Fitas, Júlio Pimenta, Vítor Caeiro, Alexandre Pereira, Artur Silva, Joaquim Farias e Rui Paulino.
A localização da sede, tal como todo o aglomerado populacional, em parcelamento ilegal, complicou a evolução da colectividade, à obra de construção da sede em 19 de agosto de 1980. Estes, como outros obstáculos foram, porém, rapidamente ultrapassados.
A constituição oficial do Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2, porém levaria ainda algum tempo. A escritura notarial foi realizada a 23 de abril de 1986, no 11º Cartório Nacional de Lisboa. Subscreveram a constituição: Júlio Duque Pimenta, João Miguel Carreta, Francisco Granja Félix, Manuel Granja Félix e Rui Ventura Paulino. Com a publicação do extracto na III série do Diário da República, número 141 de 23 de Junho de 1986. Entre os objectivos inscritos nos Estatutos, estão a “promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados e exibição de filmes sem fins lucrativos”.
  • Filiação : 12/09/2011